Case – Áreas prioritárias para reflorestamento, ganhos ambientais e custo evitado

O desafio

A contratante tinha como objetivo identificar áreas prioritárias para uma recomposição florestal e avaliação do ganho ambiental, em uma bacia hidrográfica de grande porte, situada no estado de Minas Gerais, cujo curso d’agua principal fornece água para várias cidades e uma unidade fabril. A iniciativa consiste em executar um programa de restauração parcial da mata nativa e estímulo à sua preservação, associados a ações para capacitação de agricultores em conservação dos solos, para que em um prazo de 10 anos a bacia hidrográfica disponha de água com qualidade e quantidade satisfatórias e mantenha a ciclagem de nutrientes em um nível adequado. O termo de referência previa a identificação das áreas com maior potencial de produção de água e perda de solos, a quantificação dessas perdas, a elaboração de cenários futuros, para mensuração dos ganhos ambientais com o avanço dos serviços de recomposição e a valoração dos serviços ambientais, principalmente no tocante a custos evitados.

A estratégia

Inicialmente a bacia hidrográfica foi subdividida in ottobacias de nível 5, e para cada uma dessas bacias, com a utilização de modelos espacialmente distribuídos de obteve-se a perda de solo e a produção de água proporcionados pelo uso e ocupação do solo atual, com resolução espacial de 30 metros.

Identificadas as regiões com maior perda de solo e as regiões com maior potencial de produção de água, em conjunto com o contratante, determinou-se a sequência de atuação do projeto, utilizando para isso um sistema de suporte à decisão. Com o plano de trabalho do projeto traçado em termos de extensão temporal, regiões de atuação e volume de trabalho criou-se o mapa de uso do solo para os cenários previstos com a atuação do projeto, possibilitando-nos refazer os cálculos para cada cenário previsto e calcular-se o ganho proporcionado.

Produção potencial de água
Produção de sedimentos

Com os ganhos ambientais delimitados, passou-se para a valoração dos ativos ambientais a água e solo, com foco na perda de sedimentos, incluindo o seu reflexo na qualidade da água para tratamento visando a potabilidade, o aumento da vida útil do reservatório de água existente evitando-se a chegada de sedimentos e a perda de nutrientes do solo que teria que ser reposta por fertilizantes químicos. Todos esses itens foram quantificados e precificados em relação a preços de mercado, resultando na sua valoração.

Os produtos

Os resultados da modelagem e da valoração indicaram ao cliente contratante a viabilidade do projeto, as áreas prioritárias de atuação e o ganho ambiental e financeiro aos vários agentes públicos e privados envolvidos no projeto.

Além dos relatórios e mapas resultantes do projeto, desenvolveu-se um sistema webmap baseado em mapas vetoriais dinâmicos, que possibilita a todo o pessoal envolvido no projeto acesso aos seus resultados.

Mapa de áreas prioritárias para recuperação