O desafio
Uma grande fabricante de celulose do Brasil necessitava, para expansão de suas atividades florestais no nordeste, de monitoramento hídrico para um conjunto de microbacias hidrográficas reflorestadas com plantios comerciais. Como se tratava de área de expansão florestal, a logística e a infraestrutura nessas áreas é precária. O principal desafio consistia em obter dados de monitoramento qualitativo e quantitativo em bases mensais com qualidade e baixo custo, utilizando um mínimo de equipamentos. As microbacias hidrográficas deveriam ser representativas de toda a operação florestal na região e algumas teriam que servir de testemunha, essas cobertas com mata nativa.
A solução
A solução técnica proposta pela AVIX para a empresa teve como base os objetivos do monitoramento hídrico, no caso certificação florestal, atendimento de condicionantes e monitoramento voluntário para indicadores ESG. O projeto iniciou pela elaboração de um estudo de representatividade, de forma a se determinar o número mínimo de microbacias a serem monitorados e de quais regiões similares elas seriam representativas, considerando o tipo climático, classes de solo, geomorfologia e classes de vegetação.
Delimitou-se, para cada região similar, uma microbacia, considerando-se os critérios logística de acesso, condições de amostragem, conformação do canal no ponto de amostragem previamente estabelecido, represamentos a montante a jusante e disponibilidade de dados climáticos.
Com as informações consolidadas, decidiu-se, em conjunto com o cliente, pela utilização da metodologia de medição de vazão por modelagem hidrológica, executada pela AVIX, com calibração trimestral em campo, executada pela empresa. Elaborou-se uma seleção de indicadores físico-químicos e biológicos para parametrizar a qualidade de água, visando o menor custo possível dentro dos objetivos do monitoramento.
Os produtos
A AVIX desenvolveu para o cliente um dashboard baseado no Microsoft BI com três níveis de acesso: pesquisa, analista e gerencial. Por meios desse dashboard a empresa tem acesso total aos dados assim que disponibilizados podendo acompanhar diretamente, no painel de pesquisa, o comportamento individual de cada parâmetro analisado, a vazão média diária, limites de estabilidade e eventos pontuais, que sugerem eventual contaminação, na forma de números ou gráficos para cada microbacia hidrográfica individualmente. O painel analista fornece gráficos com séries históricas de vazão, dos parâmetros físico-químicos monitorados, dos limites de estabilidade, limites legais e possibilidade de exportação de gráficos e tabelas para elaboração de relatórios derivados.
Já o painel gerencial permite ao gestor ter uma visão geral do andamento de todo o programa de monitoramento hídrico, com indicativos de coleta de dados, eventos climáticos extremos, índice de qualidade de água, comparativo entre as bacias e cumprimento da legislação entre outros.