Case – Diagnóstico da sustentabilidade hídrica na indústria de materiais de construção civil

O desafio

O cliente, conglomerado nacional com várias unidades industriais nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, atua no segmento de acabamentos para construção civil, contratou uma avaliação da sustentabilidade dos recursos hídricos em cada uma das 19 plantas industriais, incluindo um sistema dinâmico de avaliação do risco de escassez hídrica, com o objetivo de priorizar ações de mitigação e planejamento estratégico. O termo de referência previa um estudo de situação dos recursos hídricos nas regiões onde suas unidades industriais estão localizadas, assim como os principais aspectos envolvidos na disponibilidade hídrica, na sustentabilidade ambiental da região e o nível de risco individual.

A estratégia

Iniciamos o projeto com um abrangente levantamento da situação atual e tendências da disponibilidade dos recursos hídricos, considerando-se os efeitos das mudanças climáticas e outros aspectos que podem oferecer risco ao fornecimento de água para a empresa, seguido de análises de sustentabilidade dos recursos hídricos em cada bacia hidrográfica onde a empresa atua, utilizando-se indicadores internacionalmente aceitos e que consideram não apenas o aspecto hídrico, mas também os aspectos econômicos, sociais e políticos que refletem-se na qualidade e disponibilidade de água em uma bacia hidrográfica.

Os indicadores escolhidos permitiram inclusive uma avaliação da evolução das condições socioambientais ao longo do tempo, possibilitando a elaboração de cenários futuros. O grande desafio nessa etapa foi coletar em órgãos públicos, entidades privadas e estudos técnicos os dados necessários, assim como padronizá-los, já que foram utilizados dados provenientes de fontes muito diversas.

Com a análise de sustentabilidade concluída foi desenvolvida uma matriz dinâmica de avaliação de risco, que possibilita à empresa reavaliar o risco de escassez hídrica sempre que houver alterações significativas nos parâmetros de risco de cada planta industrial. A matriz de risco é baseada em uma análise multicritério que considera fatores de risco pré-determinados e indicadores de sustentabilidade, com possibilidade de alteração dos pesos relativos de cada fator.

Os produtos

Os produtos do projeto possibilitaram a empresa realizar um amplo diagnóstico da situação dos recursos hídricos nas suas unidades e uma visão de como as mudanças climáticas estão atingindo-as. Cada unidade industrial obteve indicadores detalhados para os grupos Qualidade de vida, Atuação política, Situação ambiental e Disponibilidade hídrica, que associados resultaram no Índice de Sustentabilidade regional. Esse índice é revisto anualmente, possibilitando a confirmação ou não das tendências observadas.