Desvios climáticos no Brasil em 2021 (Jan-Ago)

Por Renan Fantini

Fiz uma pequena composição de imagens para compartilhar o avanço do Índice Integrado de Secas (IIS), do Cemaden Desastres, o qual utilizo para compor minhas análises climáticas.

Achei interessante demonstrar o trabalho que eles fazem, paralelo ao que desenvolvemos na AVIX de modelagem ambiental.

Basicamente, o IIS consiste na combinação do Índice de Precipitação Padronizada (SPI), a Água Disponível no Solo (ADS), juntamente com o Índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI) ou com o Índice de Saúde da Vegetação (VHI), sendo que, quando negativo, representa condições de déficit hídrico e, quando positivo, representa condições de excesso hídrico.

As figuras a seguir consistem no agrupamento mensal do IIS de 3 meses para todo o Brasil. É interessante ver o avanço de desvios no Sudeste e Centro-Oeste, porém é importante destacar que a falta d’água generalizada não é consequência de somente um ano de déficit hídrico, mas de enventos mais prolongados e persistentes.

Tais eventos podem influenciar no plantio, colheita, produtividade da safra, pressões e conflitos nos usos da água, principalmente em pequenas bacias hidrográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *